segunda-feira, 28 de setembro de 2009

2 em 1

Em fase final de preparação, entram em cena dois espetáculos teatrais inspirados no meu livro “O Capitão e a Seria”. O primeiro, da companhia Clowns de Shakespeare, acontecerá dia 08 de outubro, no Sesi Vila Leopoldina, em São Paulo. Mas o grupo é de Natal. RN.


Já no Rio de Janeiro, ainda sem estréia prevista, a Acesso Produções esta com quase tudo preparado para navegar com promessas de encantar o imaginário da infância dos espectadores.


Agora, apresento a vocês as duas tripulações: Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare /Elenco: Camille Carvalho, César Ferrario, Marco França e Renata Kaiser / Direção: Fernando Yamamoto. Assistência de direção e registro: Paula Queiroz / Dramaturgia: Fernando Yamamoto e grupo Dramaturgo colaborador: Rafael Martins / Consultor de dramaturgia e direção: Márcio Marciano e ainda uma grande equipe de marinheiros para dar força total a essa embarcação.


Já a segunda montagem ainda não tem data prevista de estréia. Mas o barco esta pronto para navegar com a Acesso Produções / Dramaturgia: Joana Cabral e Cristiana Britto / Direção: Cristiana Britto / Supervisão de concepção: Jackson Antunes / Elenco: Cristiana Brito, Renata Sabino, Walter Gaspar e José Vitor. / Bonecos executados pela fantástica Cia Gente Falante e ainda outros tripulantes atentos nas melhores marolas para se navegar na criação.


O que espero de possibilidades como essas? Refazer os sentidos da leitura, pois, mesmo sem assistir ou acompanhar os processos de perto, percebi que os dois grupos são singulares no modo como resolveram o embate que a força do livro causou no imaginário desses artistas. Grandes artistas.


Sim, tive sorte. Os Clowns me procuraram. Eles tão longe, eu também. Um mar imenso no meio. Mergulharam de lá e eu daqui fui descobrindo aos poucos que se tratava de um grupo sério, com estudos e pesquisas na criação cênica e corporal onde a ênfase recai sobre o caráter de exercício e experimentação. Tudo parece surpreendente e fantástico.


Sim, tive sorte. A Acesso produções já havia se aventurado nos meus livros. Decidiram continuar nas minhas histórias. Construíram um barco, pois era preciso navegar nesse novo livro. Com produção afinada e refinada o grupo também me deixa seguro, pois sei que são de vanguarda. Com seu teatro laboratório e de fina investigação literária sobre toda minha obra.


Sim, tive sorte. Os dois grupos propõem uma CENA estética inovadora.
Dramaturgia literária adaptada é como o próprio livro, não tem horizonte.


Ou melhor, não tem fim. Agora são eles que vão mostrar que a literatura para infância pode ser um mar profundo, refrescante, mágico e infinito, para plateias de todas idades.

15 comentários:

BUGIGANGART,GRANDE FLORIANÓPOLIS, disse...

É uma honra ter um comentário seu.
Sou fã do seu trabalho,admiro muito...

Obrigado,
Rafael C. Bombazar
Bugigangart

eulaliacornejo disse...

Te felicito André, que genial que tus libros tomen otras dimensiones!

Perdona que no pueda escribir en portugués.
eulalia

Monique Santana Lima disse...

Oi André! Estava com saudades de passar por aqui para dar uma espiadinha...
Mas hoje quero dividir uma experiência super legal com você.
Trabalhei com meus aluninhos do 1º ano esta semana as ilustrações do seu lindo livro Casulos. Eles adoraram, e durante o processo de interferência, eles me questionaram o por que de o livro não ter texto, eu deixei que eles mesmos me respondesem e tive uma linda resposta de um aluno, ele disse:
-Tia! Eu acho que o desenho é tão lindo... que ele nem precisou escrever nada, né!
Todos concordaram...
Eles ficaram apaixonados pelo livro, assim como eu!
Beijos...tudo de bom!

Lígia Pin disse...

Coisa boa, hein!?
;o)

lichia e redemoinho disse...

Andre, ola! Escrevi um texto e Graziella Mattar ilustrou. O boneco saiu do forno hj. A menor ilha do mundo é o nome. Fala sobre segredos, mas não só. Gostaria demais que vc visse. Será possível ? Um abraço, Tatiana.

María W. disse...

¡Qué maravilla, André! ¡Súper felicitaciones!

André disse...

Muito bom saber e ver seu crescimento profissional e o reconhecimento do seu fantástico trabalho.

Abraço!

Lígia Pin disse...

Andre
Por caso o Sesi Leopoldina é relativamente perto de onde moro... isso significa que terei oportunidade de assistir a peça... eba! Você verá? te conto depois!
;o)

Vera Lucia Ivanov disse...

Sou professora coordenadora em uma escola estadual e estamos desenvolvendo um projeto de leitura
dentre os escritores selecionados está Andre Neves, gostaria que visse os comentarios dos alunos no nosso blog http://eeaurea.blogspot.com se posivel deixwe o seu também as informações estão no mes de junho. abraços Vera Ivanov verivanov@yahoo.com.br

Hüni disse...

Oi Andre!
Meu primeira vez no seu Blog! nao poso acreditar....Voce e o disenhador do livro que eu mais gosto: " orejas de mariposa"
(Agora en español ...nao quero falar tanta bestera)
Hoy " cai" en tu Blog por casualidad , navegando de un sitio a otro...y al ver los dibujos enseguida me di cuenta de que eran los del libro que tanto me gusta.
Seu trabalho e fantastico!!!

Gustavo França disse...

Viva os Clowns!!! Viva André Neves

marcia cardeal disse...

André,
Teu espaço aqui é de tirar o fôlego! Parabéns!!

..ainda meio mambembe, tá no ar meu blog de registros da experiencia com a mostra tátil visual (sesc sc)...:
http://experimentatil.blogspot.com/
beijos
márcia cardeal

André Neves disse...

QUero agradecer ao Rafael e sua delicadeza. Eulalia por suas visitas. Monique e Vera pelo maravilhoso trabalho como educadoras e boas leitoras. Lichia, infelizmente não consegui responder, não entra o seu endereço. Andret, obrigado por suas palavras estimulantes.
Lígia, Gustavo e todos aqueles que vieram dar uma espiado no que os Clows criaram. Fantásticos.

Jacicleide Silva disse...

Oi André, que delícia encontrar seu blog!
Sou fã de sua "poesia colorida e traçada" a muito tempo.
Mais feliz ainda fiquei em ler esse post. Amei esse livro, por si só já é um espetáculo.
Um grande abraço e não pare de nos encantar.

HERMES PERDIGÃO disse...

Sou um apaixonado por Teatro de Bonecos, estes estão ótimos.